• 26 OUT 18
    • 0
    CADEIRA PVC É SOLUÇÃO BARATA E CRIATIVA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES DO HAT

    CADEIRA PVC É SOLUÇÃO BARATA E CRIATIVA NA REABILITAÇÃO DE PACIENTES DO HAT

    Para melhorar a circulação sanguínea e acelerar a recuperação de pacientes acamados, o Hospital Aroldo Tourinho adotou uma estratégia de baixo custo que tem se mostrado eficiente: uma cadeira acoplada no próprio leito do usuário. A estrutura é feita de canos de PVC e funciona como suporte para a coluna do paciente, proporcionando benefícios como o estímulo ao funcionamento regular de diversos órgãos e o aumento da força muscular.

    O equipamento consiste em uma estrutura feita de PVC que lembra uma cadeira, sem a parte do assento, e é colocada sobre o leito hospitalar de modo que o paciente se apoie para permanecer sentado.

    Até então, todo esse processo utilizava poltronas comuns. Com a cadeira sustentável, um dos pontos importantes é a redução do risco de queda para o paciente, uma vez que ele não é mais retirado do leito. Outro detalhe é que antes, para ser levado até a poltrona, dependendo do porte do paciente, poderiam ser necessárias até cinco pessoas para carregá-lo. E, na cadeira de PVC, basta um profissional.

    A fisioterapeuta Ludmilla Cardoso Spyer, responsável pela elaboração e desenvolvimento do projeto, observa que a cadeira foi uma solução barata e criativa para lidar com uma limitação do serviço.

    “Existem cadeiras desse tipo para comprar que são mais sofisticadas, mecanizadas, mas sabemos que no setor público não temos essa disponibilidade”, diz a profissional. “Este é um dispositivo com o valor acessível, fácil de montar e foi aprovado pela comissão de controle interno de infecção hospitalar, pois pode passar por um processo de desinfecção entre um paciente e outro”.

    O fato de o paciente estar acamado já representa um risco para a saúde, pois começa a perder a funcionalidade, a força muscular e adquire vícios posturais. Por isso é tão importante a realização da fisioterapia, tanto na parte respiratória como na parte motora, e a cadeira tem um papel fundamental neste contexto.

    BAIXO CUSTO

    Cano de PVC, cola e conexões foram utilizados na confecção da cadeira. Ela é montada pelos colaboradores do setor de fisioterapia, que se basearam em um modelo disponibilizado na internet. O custo dessa estrutura é inferior a R$ 75 por cadeira. O suporte é utilizado tanto na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quanto nas Unidades de Internação.

    UTILIDADE

    A cadeira pode ser utilizada tanto em UTI’s quanto em pacientes acamados em casa. Dessa forma, representa um grande avanço no processo de reabilitação, tendo em vista os benefícios e a possível evolução ao possibilitar maior mobilidade a seus usuários. Outro ponto de destaque é a aceitação por parte dos próprios pacientes que fazem uso da cadeira, considerando que essa invenção tem proporcionado melhorias no cotidiano dessas pessoas.

    RECONHECIMENTO

     A cadeira feita nesse modelo já está sendo utilizada em diversos estados e já atende a inúmeros pacientes em muitas instituições. É a inovação e criatividade a serviço do bem-estar e melhoria de vida das pessoas.

    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

Cancelar comentário

Photostream