• 01 JUN 15
    • 0
    IPS LANÇA CURSO DE GASOMETRIA ARTERIAL E VENTILAÇÃO

    IPS LANÇA CURSO DE GASOMETRIA ARTERIAL E VENTILAÇÃO

    O Instituto de Inovação e Pesquisa em Saúde Aroldo Tourinho (IPS), inaugurado há menos de um mês pela Fundação Hospitalar de Montes Claros, já está lançando o seu segundo curso. Desta vez, o tema é “Gasometria Arterial e Ventilação”. As atividades serão realizadas em apenas dois dias (26 e 27 de junho), no auditório do IPS, nas dependências do Hospital Aroldo Tourinho. O professor é Leonardo Batista Damiano, pós-graduado em Fisioterapia Respiratória pelo Instituto Biocor e em Gestão de Saúde pela PUC Minas.

    “A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Tem por objetivos, além da manutenção das trocas gasosas, ou seja, correção da hipoxemia e da acidose respiratória associada à hipercapnia: aliviar o trabalho da musculatura respiratória que, em situações agudas de alta demanda metabólica, está elevado; reverter ou evitar a fadiga da musculatura respiratória; diminuir o consumo de oxigênio, dessa forma reduzindo o desconforto respiratório; e permitir a aplicação de terapêuticas específicas. Um conhecimento prévio aos ajustes ventilatórios e da gasometria arterial é fundamental para melhoria da terapia e acompanhamento do paciente”, afirma Damiano.

    Ele explica que, ao final do curso, os alunos estarão aptos a compreender o resultado de gasometria arterial; Identificar os diversos distúrbios do equilíbrio acido-básico e de oxigenação; Compreender estratégias ventilatórias como tratamento nos pacientes de alta complexidade e com necessidade de suporte ventilatório, e utilizar técnicas seguras de ventilação mecânica para tratamento da doença e prevenção de complicações graves.

    Para o provedor Paulo César Gonçalves de Almeida, a promoção do segundo turno do IPS, reforça o compromisso do Aroldo Tourinho com a inovação e a pesquisa. “Estamos buscando a consolidação do IPS, que representa um passo importante da instituição Aroldo Tourinho rumo à excelência acadêmica, o que trará bons impactos não apenas ao nosso atendimento, como a de toda a rede de saúde do Norte de Minas”.

    e-mail-mkt-2-1

    Deixe seu comentário →

Deixe seu comentário

Cancelar comentário

Photostream