HOSPITAL AROLDO TOURINHO INICIA CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA

O Hospital Aroldo Tourinho realiza uma série de ações no “Outubro Rosa”, mês dedicado à conscientização, prevenção e cuidados contra o câncer de mama. O objetivo é orientar a população sobre a doença, em especial as mulheres para o autocuidado, prevenção e exames de rotina.

O Outubro Rosa é um movimento popular, internacionalmente conhecido. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Tradicionalmente, no primeiro dia do mês, o HAT ilumina sua fachada na cor rosa, em alusão a campanha e no decorrer de outubro realiza diversas promoções para conscientizar a comunidade hospitalar e população sobre a importância da luta contra o câncer de mama.

Dentre as ações estão programadas duas palestras sobre o tema: “Prevenção e Cuidados Contra o Câncer de Mama”, ministrada pelo médico mastologista, Gessandro Elpidio Fernandes Barbosa e “O valor da mulher”, pelo médico ginecologista Silvan Márcio de Oliveira.

‘‘Mais uma vez convidamos toda a sociedade para participar da campanha de conscientização do Outubro Rosa de 2021. A campanha deste ano é muito importante para a prevenção do câncer de mama, que é uma doença potencialmente curável, desde que haja uma atenção inicial. Então é necessário nos mobilizarmos para hábitos de vida mais saudáveis, pois este é o melhor caminho para evitar o câncer de mama’’, disse o médico mastologista Gessandro Elpidio Fernandes Barbosa. Ele acrescenta: ” infelizmente nos anos de 2020 e 2021 por conta da pandemia nós tivemos uma diminuição na realização da mamografia, isso reflete no diagnóstico tardio do câncer de mama, dificulta a abordagem e diminui as chances de cura. Então é fundamental que as mulheres procurem o acesso no serviço de saúde para fazer as consultas o quanto antes’’, ressalta o médico.

Também serão intensificadas nas redes sociais campanhas de orientação quanto a prevenção do câncer de mama e a importância do compartilhamento de informações como um dos principais aliados contra a doença e combate a fake news.

O Hospital Aroldo Tourinho sempre esteve engajado em campanhas de conscientização à população”, comenta a superintendente do Aroldo Tourinho, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra. “Este ano, por conta do atual cenário da pandemia, nos restringimos quanto a ações com público presente, mas estamos investindo mais em alcançar estas pessoas por meio das redes sociais”, afirma Ana Paula, “principalmente no combate a desinformação relacionada à doença”, finaliza a superintendente.


TAGS: