HOSPITAL AROLDO TOURINHO REALIZA PROCEDIMENTO INOVADOR NO TRATAMENTO DE PACIENTES COM CÂNCER NO INTESTINO

O serviço de gastroenterologia do Hospital Aroldo Tourinho/Gastrovida inova mais uma vez no tratamento paliativo do câncer de intestino e está realizando colocação de prótese metálica auto expansível, com o objetivo de melhorar a qualidade e o tempo de vida do paciente.

O procedimento, minimamente invasivo, é coordenado pelos médicos Carlos Alberto Valias e Alysson Guilherme de Oliveira, e recupera a potência do intestino. As maiores vantagens do método são a rápida resposta clínica e a baixa incidência de problemas derivados do procedimento.

“O objetivo da prótese é fazer com que o tumor não obstrua o colo e permitir que o paciente faça o tratamento auxiliar, como quimioterapia ou radioterapia, sem necessitar de cirurgia no momento. Através da parceria com a Gastrovida, o Hospital Aroldo Tourinho está preparado para fazer esse tipo de tratamento moderno”, afirma o gastroenterologista Carlos Valias.

O procedimento é muito utilizado em oncologia e muitas vezes pode evitar a realização de cirurgia em pacientes terminais. As próteses são colocadas em situações de estreitamentos (estenoses) do intestino, de maneira a dilatar e permitir a passagem de conteúdo sem que fique bloqueado.

Alysson Guilherme de Oliveira, médico proctologista, explica: “a prótese, passada via endoscopia ou colonoscopia, consegue fazer a compreensão do tumor na parede do intestino e isso permite com que o intestino do paciente possa voltar a funcionar e realizar as suas funções normais”.

“O Hospital Aroldo Tourinho não tem medido esforços na busca por inovação e melhoria da atenção oferecida aos seus clientes, conciliando novas tecnologias, novos procedimentos, melhoria na recuperação e na qualidade de vida. A parceria com o grupo Gastrovida é mais um passo nessa direção. Outros serviços inovadores estão por vir e serão apresentados à sociedade em breve. Inovar, acolher e melhorar as condições de saúde dos pacientes, com foco na integralidade e no melhor custo-benefício, são as diretrizes deste novo Hospital Aroldo Tourinho”, destaca o superintendente do HAT, Cláudio Medeiros Santos.


TAGS: