INAUGURADAS NOVA FACHADA E NOVAS INSTALAÇÕES DO HOSPITAL AROLDO TOURINHO

          Foram inauguradas na tarde dessa segunda-feira (31/5), a nova fachada e as novas instalações do Pronto Atendimento do Hospital Aroldo Tourinho, em solenidade presidida pelo provedor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida e pelo superintendente, Cláudio Medeiros Santos. O ambiente foi totalmente revitalizado e ampliado, com o objetivo de proporcionar atendimento ainda mais qualificado à clientela SUS, de convênios e particulares.

          Além de conselheiros, dirigentes e colaboradores do HAT, compareceram representantes da classe política regional, como os deputados federais Marcelo Freitas (PSL) e Paulo Guedes (PT) e os deputados estaduais Carlos Pimenta (PDT), Leninha (PT) – através do sistema on-line e Zé Reis (PODE), autoridades, entre as quais o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, professor Antonio Alvimar de Souza e a superintendente regional de Saúde, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, e os diretores da Unimed Norte de Minas – que viabilizou o empreendimento –, Cláudia Borém Pimenta de Figueiredo, Eduardo de Morais e Farley Carneiro e Silva.

Com público restrito e seguindo rigorosamente as normas de segurança em face da pandemia provocada pela COVID-19, o evento foi transmitido de maneira virtual pelo Youtube e pelo Facebook da instituição.

As obras fazem parte do projeto de modernização que vem sendo desenvolvido nos últimos anos, contemplando, ainda, a reestruturação de todo parque tecnológico. O projeto foi inserido no Plano de Recuperação Institucional apresentado ao Ministério Público Estadual/Curadoria de Fundações.

‘‘Uma nova fachada com design moderno, que marca não apenas transformações do ponto de vista da sua estrutura, mas principalmente de um projeto de assistência à saúde, voltado para a humanização, qualidade da assistência, à inovação e mais do que nunca, ao acolhimento de todos aqueles do Sistema Único de Saúde, dos convênios, das operadoras privadas de saúde e da sociedade em geral’’, salientou o superintendente, Cláudio Medeiros Santos.

Para a diretora-presidente da Unimed Norte de Minas, Cláudia Borém Pimenta de Figueiredo, o novo empreendimento fortalecerá ainda mais os laços entre as duas instituições. ‘‘É com muita alegria que participamos deste momento único do HAT em que tudo se renova, tudo está muito bonito, muito bem trabalhado. Uma mudança exterior, mas também dentro do hospital, com os nossos colaboradores fazendo a diferença no acolhimento, na resolução dos problemas. E a Unimed, nessa parceria, está firme para trabalharmos juntos em benefício da população, que é a mais importante para nós”, afirma.

Para o membro do Conselho Curador do HAT, Samuel de Sousa Figueira, ‘‘o Hospital não muda de fora pra dentro, mas sim, de dentro para fora, e esse evento com essa estrutura apresentada ao público, é um presente que está sendo dado a Montes Claros e ao Norte de Minas, com a reconfiguração física, que precede a uma mudança importantíssima que foi a mudança interna promovida pela nova diretoria da Instituição’’.

Mais de 80% dos atendimentos realizados no Hospital Aroldo Tourinho são para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). ‘‘Nós compreendemos que a inauguração dessa nova fachada e do novo Pronto Atendimento do Hospital Aroldo Tourinho representa uma renovação, especialmente no atendimento à saúde de toda a população do norte de Minas, tão carente, particularmente neste momento de pandemia. Parabéns a toda direção do Hospital Aroldo Tourinho, parabéns aos seus profissionais que certamente propiciarão mais vida a toda população’’, afirmou o deputado federal Delegado Marcelo Freitas (PSL).

O Hospital Aroldo Tourinho possui mais de 160 leitos públicos e particulares. ‘‘É com muita alegria que participo dessas inaugurações, e aproveito o ensejo para reconhecer o belíssimo trabalho que o hospital tem feito em Montes Claros e em todo o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, pelo que cumprimento o provedor, professor Paulo César, e toda a equipe que todos os dias salva vidas na nossa região’’, disse o deputado federal Paulo Guedes (PT).

De acordo com o deputado estadual Carlos Pimenta (PDT), o Hospital Aroldo Tourinho desempenha papel fundamental para a saúde dos norte-mineiros.

‘‘É um prazer estar aqui neste hospital que se transformou para poder existir e existe para poder cumprir a sua missão que é ajudar a nossa cidade e a nossa região, prestando esse grande trabalho, essa grande assistência no âmbito do SUS’’, ressaltou.

‘‘Com muita dedicação e com suporte diário da direção e colaboradores do HAT, foi possível realizar a obra no prazo, e de uma maneira que o maior beneficiado será o paciente que vai poder ser tratado em instalações de altíssimo padrão’’, explicou o coordenador responsável pela obra, engenheiro João Pedro Costa Cunha.

Com uma estrutura moderna e um designer elogiado por muitos, as reformas e ampliações foram pensadas para proporcionar maior segurança e conforto aos usuários. ‘‘Um dos grandes desafios era tornar mais funcional a estrutura antiga, que a gente pudesse reunir as várias fases da obra e fazer essa integração do Pronto Atendimento com a reforma que estamos fazendo do ambulatório. Integrar a parte antiga com a nova. Quero agradecer a parceria do hospital, da construtora e de todos os funcionários’’, destacou a arquiteta responsável pelo projeto, Anne Caroline Veloso de Almeida.

‘‘Este é o momento que marca uma nova trajetória para o Hospital Aroldo Tourinho. Novo não apenas por fora, mas também por dentro. Preparado para atender nossa clientela seja de onde vier. Seja SUS, particular ou convênio. Aqui o atendimento será sempre diferenciado, com amor, com dignidade. Esse novo Aroldo Tourinho surge para romper paradigmas e preconceitos, não apenas na fachada deslumbrante, mas sobretudo na nova atitude dos seus colaboradores. Nós estamos prontos para servir a comunidade regional, estamos prontos para enfrentar novos desafios’’, acrescenta o provedor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.


TAGS: