INICIADO NO HOSPITAL AROLDO TOURINHO PROGRAMA DE REESTRUTURAÇÃO OFERECIDO PELO HOSPITAL ALEMÃO OSWALDO CRUZ E MINISTÉRIO DA SAÚDE

Aconteceu na tarde desta quarta-feira (07/07), no auditório do Hospital Aroldo Tourinho, a abertura do primeiro ciclo do projeto de reestruturação de hospitais públicos, oferecido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo, – um dos cinco melhores de todo o País – no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde.

Participaram do evento de abertura, a superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Lilinquiel Fagundes dos Santos Souza e a equipe técnica do programa e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, coordenada pela nutricionista Carolinne Ferreira Abrahão, bem como dirigentes e gerentes da Fundação Hospitalar de Montes Claros/Hospital Aroldo Tourinho.

Integram, ainda, a equipe do HAOC: a enfermeira Beatriz Marques da Cunha, a farmacêutica Mariana Souza Lima, a analista de ensino Patrícia Santesso Laurino, a enfermeira Isabelle Lauria Viel. Também esteve o servidor do Ministério da Saúde, Leonardo Mesquita Vieira.

O Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde – PROADI SUS, é uma ação do Ministério da Saúde dirigida ao fortalecimento do SUS, em parceria com hospitais filantrópicos de qualidade reconhecida.

Foram apresentadas as metas a serem alcançadas e realizadas visitas “in loco” às unidades do Hospital Aroldo Tourinho onde serão aplicados os processos de melhoria: núcleo de segurança assistencial, centro cirúrgico, clínica cirúrgica, CTI’s, núcleo de regulação de leitos e farmácia central.

“A meta de nosso trabalho é aprimorar a gestão hospitalar e os processos assistenciais, administrativos e gerenciais do hospital”, salienta a coordenadora da equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Carolinne Abrahão.

Ela acrescenta que “o projeto de reestruturação de hospitais públicos é uma parceria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz com o Ministério da Saúde por meio do PROADI SUS – Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS. Essa parceria começou em 2009 tendo sua continuidade desde então, sendo aferida por 56 instituições públicas no país. Agora estamos chegando em Minas Gerais com um serviço em Belo Horizonte e quatro outros aqui em Montes Claros”.

“Nosso objetivo é apoiar essas instituições em aprimorar os seus processos de gestão e assistência, onde o objetivo é a melhoria do serviço prestado a população, otimizando o giro de leitos, redução de custos, redução de letalidade por SEPSE como também o uso devido dos recursos disponíveis”, diz a coordenadora.

De acordo com a superintendente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, “através da mentoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz serão implementadas novas formas de avaliação e monitoramento dos processos, além da prática de redução de custos, gerenciamento consciente de recursos materiais e padronização de rotina, reduzindo assim os riscos e custos e incrementando a qualidade dos serviços hospitalares ”.

“É uma oportunidade ímpar receber a consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Estamos nos preparando cada vez mais e utilizando todos os recursos disponíveis para que o Hospital Aroldo Tourinho seja, de fato, um dos melhores da região e do Estado”, conclui Ana Paula.

“O programa, neste momento especial da Fundação, tem valor relevante. Trata-se de uma iniciativa de aprimoramento dos processos assistenciais e de gestão, com a otimização da ocupação dos leitos, melhoria dos desfechos clínicos e aprimoramento no uso dos recursos. Tudo isso com repercussão direta para os clientes e a população em geral”, diz o vice-presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, professor Cláudio Medeiros Santos.

“Estamos iniciando hoje na Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho, a partir dessa parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um ciclo histórico com o objetivo de melhorar cada vez mais a prestação de serviços, para oferecer atendimento de excelência à população de Montes Claros e do norte de Minas”, salienta o presidente da FUHMOC / HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida. Ele destaca, ainda, que ” muito breve, o Aroldo Tourinho será o melhor hospital de Montes Claros e um dos melhores de Minas”.

Ainda de acordo com o professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “este passo que está sendo dado através da parceria com o HAOC é histórico para seguirmos avançando”.

A consultoria do Hospital Alemão Oswaldo Cruz junto ao HAT terá duração de 18 meses e beneficiará a instituição na melhoria dos processos e na qualidade e segurança assistencial.


TAGS: