JUNHO VERMELHO – HOSPITAL AROLDO TOURINHO ALERTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE

O Hospital Aroldo Tourinho, referência em saúde na região, lança um alerta à comunidade sobre a importância da doação de sangue neste mês de junho, conhecido como “Junho Vermelho”. A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população sobre a necessidade constante de sangue nos hospitais.

“Junho Vermelho é uma iniciativa nacional que busca ampliar o número de doadores de sangue, já que o inverno é um período crítico para os estoques nos hemocentros, devido à redução das doações”, explica a biomédica da Agência Transfusional do HAT, Kênia Polyana Moreira Gomes.

“A doação de sangue é um processo seguro e que segue protocolos rigorosos de higiene e segurança, garantindo a saúde tanto dos doadores quanto dos receptores. Pessoas saudáveis, entre 18 e 69 anos, que estejam dentro dos critérios estabelecidos, podem ser doadoras”, diz a biomédica.

Durante o mês de junho o Hospital Aroldo Tourinho irá promover uma série de ações para estimular a doação de sangue. Haverá campanhas de conscientização para colaboradores e familiares dos pacientes internados, além de orientações nas redes sociais da instituição.

Doadores de sangue regulares desempenham um papel fundamental nessas situações, pois ajudam a garantir que os hospitais tenham estoques adequados de sangue para responder prontamente a qualquer emergência.

O diretor técnico do HAT, médico Renato Oliveira Feliciano, explica que “uma das principais razões pelas quais a doação de sangue é tão crucial para os hospitais é a sua natureza indispensável no tratamento de emergências. Acidentes graves, desastres naturais e situações de emergência médica exigem transfusões de sangue imediatas para salvar vidas. Sem o fornecimento constante de sangue doado, os hospitais enfrentariam uma escassez crítica, tornando-se incapazes de atender a demanda urgente por transfusões”.

Os hospitais também dependem da doação de sangue para realizar cirurgias e procedimentos médicos complexos. Durante uma cirurgia, é comum que os pacientes necessitem de transfusões de sangue para compensar a perda durante o procedimento ou para garantir uma recuperação segura.

“A doação de sangue é um gesto de solidariedade e responsabilidade social que salva vidas. Infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da importância desse gesto e, por isso, o Junho Vermelho é uma oportunidade para mobilizarmos a sociedade para ajudar a suprir a demanda de sangue dos hospitais”, afirma Feliciano.

O diretor técnico faz ainda um convite à população: “junte-se ao Hospital Aroldo Tourinho e ajude a manter os estoques de sangue do hemocentro de Montes Claros abastecidos. Faça parte do Junho Vermelho e seja um herói anônimo que salva vidas”.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *