PROVEDOR DO HOSPITAL AROLDO TOURINHO DESTACA IMPORTÂNCIA DO APOIO DA CLASSE POLÍTICA

Além da “histórica parceria estabelecida com a Unimed Norte de Minas”, que permitiu a inauguração, no último dia 31 de maio, da nova fachada e do novo Pronto Atendimento, o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou em nota à imprensa, o apoio recebido da classe política que, segundo ele, “tem viabilizado, ao longo dos anos, a implementação de diversas e expressivas melhorias, bem como a evolução do parque tecnológico e o próprio custeio do HAT, assegurando a prestação de serviços de excelência à população”.

As receitas auferidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e que alcançam mais de 80 por cento dos serviços prestados pelo HAT, adverte Almeida, não são suficientes sequer para cobrir a folha de pagamento do pessoal CLT, daí o empenho e o esforço permanente e hercúleo da direção e colaboradores, com o envolvimento de parceiros estratégicos, para o incremento significativo do faturamento oriundo de convênios e particulares.

Para o provedor do Hospital Aroldo Tourinho, “não há porque se ter qualquer constrangimento em abordar a relação com a classe política, até porque esta tem sido pauta em nossa instituição em termos republicanos, éticos e sérios, e nunca foi a nós apresentado qualquer pleito que comprometesse esses limites inegociáveis”.

“O apoio da classe política, por se constituir num instrumento consagrado na legislação brasileira de complemento às programações orçamentárias das políticas públicas, em particular as da saúde, faz por merecer todas as honras, todas as homenagens, todos os aplausos”, salienta Paulo César, lembrando que, “sem essa cooperação, a maioria absoluta dos hospitais filantrópicos deste País, com toda certeza, já teria fechado as portas”.

“Precisamos, sim, e muito, da solidariedade dos parlamentares de todos os níveis, de todas as ideologias e de todos os partidos, traduzida sobretudo em emendas consignadas nos orçamentos da União, do Estado e dos municípios da nossa área de atuação”, frisa o provedor do HAT.

Assinalou que, “graças aos recursos de emendas parlamentares, foi possível a aquisição e instalação de equipamentos ultramodernos, sendo realizadas, ainda, reformas e construção de novas instalações e acomodações”. Lembra – a título de exemplo – que o Hospital Aroldo Tourinho possui hoje o equipamento de hemodinâmica mais moderno do interior de Minas Gerais.

As ações em curso não se limitam à fachada deslumbrante e impactante e instalações internas modernas, frutos da ousadia e da utopia vivenciadas pela Família do HAT, apesar dos tempos turbulentos como os atualmente vividos, esclarece o professor Paulo César. O Hospital Aroldo Tourinho “está se transformando, não para ser o maior, mas para ser o melhor e oferecer sempre atendimento diferenciado e humanizado, norteado pelo amor e respeito às pessoas, independentemente de gênero, classe social e raça”, frisa.

Ao final da nota, o provedor conclama “todas as lideranças políticas, classistas e comunitárias a se unirem e se mobilizarem em favor do Hospital Aroldo Tourinho, permitindo cada vez mais o fortalecimento da instituição e, em consequência, a contínua melhoria da assistência à população mais vulnerável de Montes Claros e do Norte de Minas”, acrescentando que, “todos os políticos, líderes e cidadãos que, de algum modo, oferecerem seu valioso e fundamental apoio e solidariedade serão justa e devidamente enaltecidos publicamente e com toda ênfase, pois o reconhecimento e a gratidão são atitudes indeléveis e indispensáveis”.


TAGS: