REALIZADA NO HOSPITAL AROLDO TOURINHO CIRURGIA INÉDITA PARA REDUÇÃO DE TAMANHO DA PRÓSTATA

No último dia 15/06, foi realizada no Hospital Aroldo Tourinho cirurgia de ressecção endoscópica de próstata (RTU), com a tecnologia plasma, procedimento que jamais havia sido realizado em Montes Claros. Ele consiste na diminuição do tamanho da próstata. O cirurgião foi o médico urologista do HAT, Vinícius Figueiredo Carneiro.

A RTU com plasma é uma raspagem com menor risco de sangramento, pois a energia de plasma diminui a lesão no tecido. O plasma é uma das mais recentes tecnologias para este tipo de tratamento cirúrgico, possibilitando uma recuperação mais rápida dos pacientes. As demais tecnologias, com aparelhos eletrocirúrgicos monopolares, usam como princípio o calor para remover ou cortar tecidos, já o plasma é capaz de quebrar ou vaporizar moléculas orgânicas dentro do tecido da próstata, permitindo seu corte e remoção a uma baixa temperatura de operação.

Segundo o médico urologista Vinícius Carneiro, a ressecção transuretral da próstata é indicada quando o paciente tem sintomas urinários, como alguma dificuldade para esvaziar a bexiga. “Isso pode estar associado a algumas complicações, como a formação de cálculos na bexiga, infecções do trato urinário e até mesmo sangramento que não melhora com as medidas clínicas. Esse procedimento tem muitas vantagens em comparação com o procedimento tradicional, como a redução da permanência do paciente dentro da unidade hospitalar. Conseguimos muitas vezes retirar a sonda precocemente e a taxa de transfusão de sangue também é menor, além de evitar algumas complicações no pós-operatório que são tradicionalmente relacionadas a esse tipo de procedimento. É uma tecnologia que já existe no mundo e que só tem a agregar valor e segurança para o paciente”, salienta o médico.

“Modernizar. Esta tem sido a palavra-chave norteadora para as mudanças no Aroldo Tourinho”, afirma a diretora assistencial da Fundação Hospitalar de Montes Claros/Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Soneide Dias Batista, que acrescenta: “poder oferecer serviços de qualidade e, acima de tudo, com segurança aos nossos clientes, tem sido a nossa meta. Em parceria com o corpo clínico, o propósito é de o HAT ser cada vez mais referência no bom atendimento e cuidado com a saúde da população”.


TAGS: