A Fundação Hospitalar de Montes Claros – Hospital Aroldo Tourinho celebrou, na manhã desta segunda-feira (20/10), seus 38 anos de serviços prestados à saúde e ao bem-estar da população.
A solenidade comemorativa reuniu autoridades políticas e militares, representantes da sociedade civil e de hospitais, membros dos Conselhos Curador e Diretor, gestores, colaboradores e parceiros da instituição que fizeram parte dessa trajetória marcada por conquistas, expansão e compromisso com o atendimento humanizado.
O diretor vice-presidente da FUHMOC/HAT, psicólogo Cláudio Medeiros Santos, enfatizou o papel histórico do hospital e o compromisso contínuo com o cuidado integral: “cuidar não é um desafio simples. Nesses 38 anos de acolhimento ininterruptos, homenageamos todos os colaboradores, a partir dos fundadores dessa instituição que, ao longo do tempo, vem representando para Montes Claros um centro de cuidados especializados e, sobretudo, humanizado”.
Durante o evento, os vereadores Eduardo Preto (PODEMOS) e Iara Pimentel (PT) ressaltaram a evolução do hospital nos últimos anos, destacando os avanços tecnológicos, o atendimento humanizado e a melhoria significativa na qualidade dos serviços prestados, que têm garantido benefícios concretos à comunidade.
O procurador-geral do município de Montes Claros, advogado Danilo Soares de Oliveira, destacou a importância do HAT para o sistema de saúde do município, especialmente durante o enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Sem a atuação deste hospital, não teríamos salvado muitas vidas naquele momento. Vocês foram vitoriosos e essenciais, entregando a vida para uma vocação maior. O hospital é uma construção contínua, e vocês são os atores principais deste movimento.”
A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, lembrou que “o crescimento da instituição reflete não apenas na ampliação da estrutura física, mas na qualidade assistencial. A essência do hospital continua centrada nas pessoas”.
O presidente do Conselho Diretor da FUHMOC/HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, lembrou a trajetória histórica da instituição, que remonta à fundação do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em 1962, criado pelo médico e ex-prefeito Moacir Lopes. Ele também prestou homenagem ao médico Alvimar Gonçalves de Oliveira, pai do atual prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, pelo papel fundamental na consolidação deste antigo hospital.
“Os 38 anos de existência da Fundação simbolizam uma trajetória marcada pela dedicação, inovação e compromisso com a saúde da população regional. Nossa diferença está no acolhimento, na gentileza e no carinho com que tratamos as pessoas. Esta celebração reforça o compromisso do Hospital Aroldo Tourinho com a excelência e o cuidado humanizado, valores que continuam a guiar a instituição rumo a novos avanços e conquistas em prol da saúde da população”, destacou o presidente.
Como parte das comemorações, foi realizado o Momento de Espiritualidade, com a participação da doutora Rozana Silqueira Paixão, representante da Associação Espírita Paulo de Tarso e juíza da 1ª Vara Empresarial e de Fazenda Pública; do pastor Robson Matos, da Igreja Batista da Lagoinha; e apresentação musical da advogada Gabriela Siqueira, de Amanda Alves Nunes e do músico Wesley Maia.

