O Hospital Aroldo Tourinho recebeu, na manhã desta sexta-feira (7), a visita técnica de representantes do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). A ação teve como objetivo fortalecer o diálogo institucional e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Fundação Hospitalar de Montes Claros (FUHMOC), mantenedora do Hospital Aroldo Tourinho.
A visita contou com a presença do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Velamento de Fundações e às Alianças Intersetoriais (CAOTS/MG), promotor de Justiça Francisco Ângelo Silva Assis; da promotora de Justiça da Promotoria de Tutela das Fundações da Comarca de Montes Claros, Danielle Cristina Barral de Queiroz, e das técnicas do Ministério Público, Mariane Slompo, Danuza Diniz e Ana Maria Miranda.
A equipe foi recebida pelo presidente do Conselho Diretor da FUHMOC, professor Paulo César Gonçalves de Almeida; pelo vice-presidente, psicólogo Cláudio Medeiros Santos; pelo diretor-secretário, advogado Bernardo Brant, e pela superintendente, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.
Durante a visita, os representantes do Ministério Público participaram de uma reunião técnica, que apresentou a evolução do Hospital Aroldo Tourinho, que obteve, por dois anos consecutivos, superávit em suas contas, e o plano de reestruturação da fundação, além de percorreram as instalações do hospital, conhecendo sua renovada estrutura, os serviços oferecidos e as melhorias implementadas nos últimos anos.
O diretor-presidente da FUHMOC/HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destacou a relevância do encontro. “O Ministério Público tem sido um grande e imprescindível parceiro, por meio de seus promotores, especialmente da promotora Danielle Cristina Barral de Queiroz, para que consigamos cada vez mais superar desafios e oferecer um atendimento de qualidade à população. Agradecemos a presença dos promotores e das analistas, sobretudo pelo apoio e pelas orientações. Essa visita é um momento marcante e nos enche de orgulho”, afirmou.
Coordenador do CAOTS/MG, o promotor Francisco Ângelo Silva Assis ressaltou a importância da aproximação entre o Ministério Público e as fundações. “Essa visita fortalece o diálogo com a Fundação Hospitalar de Montes Claros e nos permite conhecer de perto o trabalho realizado pelo hospital. O Ministério Público tem o dever de estar ao lado das fundações, para que elas possam estar cada vez mais bem assistidas em seus equilíbrios econômico-financeiros e sociais. Ficamos muito contentes com o que vimos aqui e queremos, cada vez mais, fortalecer esses laços”, concluiu.
A reunião técnica contou, também, com a participação da consultora financeira da fundação, contadora Erika Dias Blank, do consultor jurídico, advogado Junio Pereira Lima, e do gerente jurídico, advogado Luiz Henrique Martins do Amaral.
