CLÍNICA PSICOSSOCIAL DO AROLDO TOURINHO PROMOVE FESTA JUNINA PARA PACIENTES EM COMEMORAÇÃO AOS SETE ANOS DE FUNCIONAMENTO

CLÍNICA PSICOSSOCIAL DO AROLDO TOURINHO PROMOVE FESTA JUNINA PARA PACIENTES EM COMEMORAÇÃO AOS SETE ANOS DE FUNCIONAMENTO

Comidas típicas, brincadeiras, músicas, danças e muita diversão marcaram o tradicional “Arraiániver Junino” da Clínica Psicossocial do Hospital Aroldo Tourinho, na tarde desta sexta-feira, 16/06. O evento, que aconteceu na área de convívio da clínica, além de trazer muita animação e descontração para os internos, comemorou os 07 anos do serviço na instituição.

“Com o objetivo de oferecer uma experiência terapêutica e recreativa aos pacientes, a equipe da Clínica Psicossocial preparou uma festa junina completa, que respeitou todas as medidas de segurança e protocolos de saúde necessários. O espaço foi decorado com bandeirinhas coloridas, balões e barracas temáticas, criando uma atmosfera acolhedora e festiva”, explica a enfermeira Danielle Rodrigues Almeida, supervisora da Clínica Psicossocial.

Para a psicóloga do HAT, Clara Ribeiro Rodrigues, “as datas comemorativas oferecem um ambiente lúdico e de celebração, o que possibilita ter reflexos terapêuticos no cuidado com a saúde mental”.

“Participar de atividades festivas, como danças típicas, jogos e brincadeiras, proporciona aos pacientes uma experiência prazerosa, que estimula a expressão emocional, a criatividade e a diversão. Esses elementos contribuem para o alívio do estresse, o aumento do bem-estar e o fortalecimento dos laços sociais, aspectos essenciais no processo de recuperação e manutenção da saúde”, conclui Clara Ribeiro.

“Somos o único hospital filantrópico da região que presta atendimento especializado a pacientes com transtorno mental ou que necessitam de tratamento de saúde em função da dependência em álcool e outras drogas”, afirma a diretora assistencial do HAT, enfermeira Soneide Dias Batista.

Inaugurada em 2016, a Clínica Psicossocial do HAT atende pacientes do Sistema Único de Saúde, convênios e particulares.  Possui atendimento multidisciplinar, com médicos psiquiatras e clínicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais e equipe de enfermagem.

O vice-presidente do HAT, psicólogo Cláudio Medeiros Santos, explica que a “clínica surgiu como resposta à crescente demanda por serviços de saúde mental na região. Desde o início do seu funcionamento e, a partir do momento em que recebeu o credenciamento pelo Ministério da Saúde, em 26 de dezembro 2017, como ‘serviço hospitalar de referência para atenção às pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas’, a clínica tem desempenhado um papel vital na atenção à saúde mental da população, oferecendo tratamento especializado e apoio emocional a pacientes e seus familiares, através do SUS, convênios ou particular”.

“Ao longo dos últimos anos, a clínica tem se consolidado como um importante componente hospitalar da rede de atenção psicossocial do norte de Minas, atendendo pacientes de diversas origens socioeconômicas. Oferece cuidados hospitalares adaptados às necessidades específicas de cada paciente. Oferece também um ambiente acolhedor e cuidadoso para ajudar os pacientes a lidar com os desafios emocionais e psicológicos que enfrentam”, diz o vice-presidente Cláudio Medeiros.

O presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, comenta que “a clínica psicossocial é referência na implementação da política de atenção integral à saúde mental e fortalece a rede de cuidado na cidade e região. São sete anos de conquistas, iniciamos com apenas 10 leitos e atualmente temos quase o dobro”. Ele também salienta que “o desenvolvimento de atividades como essa, reforçam ainda mais o caráter social do Hospital”.

“Vamos além do simples atendimento, tornando todo o processo humanizado, feito com amor por uma equipe de primeira linha. À medida que a Clínica Psicossocial do Hospital Aroldo Tourinho comemora mais um ano de existência e de serviços excepcionais, a instituição reafirma seu compromisso de continuar oferecendo suporte a indivíduos que enfrentam desafios emocionais e transtornos mentais”, afirma o professor Paulo César. 

“Parabenizamos a todos os nossos profissionais que trabalham diretamente, ou indiretamente, em nossa clínica. Com toda a certeza esse serviço de qualidade é fruto do esforço de cada um e cada uma de vocês”, finaliza o presidente.

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *