O Hospital Aroldo Tourinho tem se destacado pela qualidade na assistência à saúde e sobretudo no atendimento humanizado. Não basta apenas tratar doenças, mas também cuidar do ser humano em sua totalidade, é o objetivo principal dos diversos programas de humanização implementados no HAT, como o de Musicoterapia, que contempla de modo específico pacientes internados nos 3 CTI’s.
Um dos principais instrumentos do projeto é o “prontuário afetivo”, uma ferramenta que permite conhecer o paciente em suas particularidades, respeitando e valorizando sua individualidade.
O prontuário afetivo tem como objetivo captar informações que vão além dos dados clínicos habituais, incorporando aspectos emocionais e afetivos que podem influenciar na recuperação e no bem-estar do paciente. Através desse atendimento personalizado, os profissionais de saúde conseguem entender melhor as preferências e necessidades de cada pessoa, criando um ambiente mais acolhedor e empático.
Dentre as ações promovidas dentro dessa ferramenta, destaca-se a musicoterapia, realizada nas unidades de terapia intensiva do Hospital Aroldo Tourinho. Essa prática tem apresentado resultados positivos no auxílio ao tratamento, contribuindo para a redução do estresse, ansiedade e dor nos pacientes.
A superintendente do HAT, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, afirma que “a música, que faz parte da vida de todos nós, torna-se uma importante aliada da equipe multiprofissional no processo de recuperação dos nossos pacientes, proporcionando momentos de conforto e alegria em meio a um ambiente desafiador. Acredito que o trabalho de humanização do atendimento gera um impacto significativo na experiência do paciente, gerando uma conexão que vai além do trato médico”.
Para o presidente do HAT, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, “o projeto de humanização vai além da simples assistência médica, ele estabelece uma relação de confiança e cuidado, onde cada paciente é visto como um indivíduo único, com histórias, emoções e sonhos. E esse é o propósito do Hospital Aroldo Tourinho: fornecer um ambiente acolhedor para todos, independente se é SUS, convênio ou particular. A valorização do ser integral, que abrange corpo, mente e emoções, é o caminho para uma saúde mais completa e significativa”.
“Esse projeto de humanização com o prontuário afetivo e a musicoterapia reafirma a essência do cuidado do Hospital Aroldo Tourinho: um espaço onde o respeito pela individualidade e a busca pelo bem-estar do paciente se encontram em primeiro plano”, destaca o presidente.
Add a Comment