O Hospital Aroldo Tourinho realizou, na tarde de quarta-feira (4 de fevereiro), a primeira cirurgia de artroplastia de tornozelo, ou prótese total de tornozelo, do Norte de Minas, pela equipe comandada pelos ortopedistas Rubens Trabbold Aguiar, Welder Fernandes e Daniel Baumfeld. O procedimento inédito permite a substituição da articulação por uma prótese, visando aliviar dores graves, melhorar a função e preservar a mobilidade articular.
A diretora assistencial do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Liz Lorena Felix Cardoso Leite, destaca que o procedimento de alta complexidade reforça o compromisso do hospital com a inovação, excelência médica e acesso à população a novas tecnologias.
“Quero destacar o trabalho integrado de toda a equipe que tornou este momento histórico possível, ampliando os nossos serviços para melhorar a saúde da nossa população,” frisou.
O ortopedista Rubens Trabbold Aguiar enaltece a importância da inovação e benefícios para a região. “Realizamos um feito, uma cirurgia complexa em um paciente jovem que já vinha sentindo muita dor e sofrendo. É uma inovação, é uma cirurgia importantíssima que vem para dar uma qualidade de vida maior para os nossos pacientes. É a primeira prótese de Montes Claros e região.”
A primeira cirurgia para a implantação de prótese total de tornozelo revela, ainda, o compromisso com o paciente, reforça o ortopedista Welder Fernandes. “O Hospital Aroldo Tourinho garante todo o apoio para continuar progredindo na tecnologia, na inovação, no avanço e para o bem-estar do paciente.”
O ortopedista Daniel Baumfeld, convidado pela equipe do hospital para compartilhar os conhecimentos da cirurgia inédita, agradeceu a oportunidade. “Inovação é melhora da qualidade de vida e não tenho dúvida que esse é o melhor tratamento hoje para artrose do tornozelo e, com essa equipe maravilhosa, consegui trazer esse procedimento para Montes Claros de uma forma pioneira.”
