O Hospital Aroldo Tourinho, referência em cuidados cardiovasculares no Norte de Minas, celebra uma importante conquista na área da cardiologia: a realização do seu primeiro procedimento de Implante Transcateter de Válvula Aórtica (TAVI), ocorrido nessa terça-feira, 21/10.
O procedimento foi conduzido em conjunto pelas equipes de Hemodinâmica e Cirurgia Cardíaca do Hospital Aroldo Tourinho, reforçando o trabalho integrado e a excelência técnica das equipes médicas da instituição.
O cardiologista Gustavo Albuquerque ressaltou que “o procedimento, executado com sucesso, representa um avanço significativo nas opções de tratamento para pacientes com estenose aórtica severa, especialmente os idosos que apresentam alto risco para a cirurgia cardíaca convencional”.
De acordo com o cirurgião cardiovascular Flávio Donizete “a TAVI é uma técnica inovadora que permite o implante de uma nova válvula cardíaca aórtica sem a necessidade de abrir o tórax do paciente. O implante é feito por meio de uma punção na virilha e a prótese é guiada por um cateter até ser posicionada no anel aórtico”.
Realizada sob sedação leve e sem cortes, a técnica oferece uma série de benefícios, como recuperação mais rápida, menor risco de complicações e tempo de internação reduzido, proporcionando uma melhora expressiva na qualidade de vida dos pacientes.
“Essa é uma técnica minimamente invasiva para tratar a estenose da válvula aórtica em pacientes com mais risco cirúrgico, ou seja, pacientes com contraindicação à cirurgia convencional, normalmente por algum problema específico ou por idade avançada. Por causa do tipo de procedimento, os pacientes tendem a ter uma recuperação mais rápida em relação aos que são submetidos às cirurgias convencionais”, explicou o cardiologista Rodrigo Malveira.
O cardiologista Gabriel Aquino, por sua vez, destacou: “essa cirurgia foi realizada em um paciente que já estava internado há mais tempo no hospital e sentimos a necessidade de fazer um procedimento menos invasivo. A TAVI foi a opção com o melhor custo-benefício”.
O presidente do Hospital Aroldo Tourinho, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, destaca que “a realização deste primeiro TAVI no Hospital Aroldo Tourinho representa um marco importante para a medicina cardiovascular da nossa região. Estamos comprometidos em oferecer tratamentos de última geração para nossos pacientes, e este procedimento reafirma nossa missão de proporcionar saúde com qualidade e inovação”.
“Com esse novo avanço, o Hospital Aroldo Tourinho reforça sua posição como referência em cardiologia, oferecendo tecnologias de ponta e cuidados humanizados que colocam o paciente no centro de todas as ações”, finaliza o presidente.

