O Hospital Aroldo Tourinho recebeu nessa terça-feira, 18 de abril, a visita dos alunos do Curso Técnico em Emergências Médicas – TEM, realizado pelo 4º Comando Operacional de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A visita faz parte da programação do curso, que teve início no último dia 03 e se encerrará dia 30 de abril. Estiveram presentes 31 alunos, incluindo integrantes do Corpo de Bombeiros, Exército e Samu.
De acordo com o capitão do Corpo de Bombeiros e coordenador do Curso Técnico em Emergências Médicas, Luiz Fernando Alves Marinho, o objetivo da visita é reforçar a necessidade da integração dos agentes que prestam atendimento na rede de urgência e emergência. “Nós entendemos que é muito importante o Corpo de Bombeiros, enquanto prestador de serviço integrante do atendimento pré-hospitalar, conhecer os envolvidos na rede de assistência de urgência e emergência. Tivemos a oportunidade de entender o funcionamento e a gestão de importantes setores aqui do Hospital Aroldo Tourinho, como o Pronto Socorro e o Pronto Atendimento”, afirma.
Durante a visita, os alunos foram acompanhados por coordenadores de Enfermagem do HAT, que explicaram sobre o funcionamento de cada setor. “Essa troca de informações durante a visita serve para mostrar como a integração é importante para a melhor assistência na rede de urgência e emergência, tendo em vista o atendimento pré-hospitalar realizado pelos bombeiros e a assistência intra-hospitalar promovida pelos profissionais do Hospital’’, destacou o soldado do Corpo de Bombeiros, Daniel Magalhães Dias.
Para o técnico de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, aluno do curso, “está sendo uma experiência única conhecer os protocolos, os procedimentos operacionais da instituição. Isso só colabora para o atendimento eficaz e de qualidade, que é o objetivo de todos os envolvidos nessa missão”.
Segundo a superintendente do Hospital Aroldo Tourinho, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, o Corpo de Bombeiros e o Hospital são parceiros com um único propósito: “oferecer atendimento seguro e de qualidade à população e, com isso, salvar vidas”.
“Ficamos felizes com essa iniciativa dos organizadores do curso em proporcionar para os alunos este momento para conhecerem melhor o atendimento e os serviços prestados pela nossa instituição. Estamos sempre de portas abertas e dispostos a colaborar com esta integração”, finaliza a superintendente.
Add a Comment