O Hospital Aroldo Tourinho recebeu, nesta quinta-feira, em Belo Horizonte, o “Prêmio Líderes Valor em Saúde 2025”, concedido pelo Grupo IAG Saúde, com curadoria da ONA (Organização Nacional de Acreditação) e do ICHOM (International Consortium for Health Outcomes Measurement), pela excelência na prestação de serviços na linha de cuidados da Insuficiência Cardíaca Congestiva, com base nos dados apurados entre julho de 2024 a junho de 2025 pela plataforma DRG Brasil, demonstrando excelência em dois aspectos fundamentais, que é a mortalidade hospitalar igual ou abaixo da média dos demais hospitais, considerando a complexidade clínica dos pacientes, e a do custo assistencial per capita igual ou inferior a média. O “Prêmio Líderes Valor em Saúde 2025” foi entregue a apenas 43 instituições de saúde de Minas Gerais.
A superintendente da Fundação Hospitalar de Montes Claros, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra, representando o presidente do Conselho Diretor da fundação, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, recebeu o prêmio em solenidade presidida pelo Diretor de Relacionamento com o Mercado da IAG Saúde, Breno Duarte, na Associação Médica de Minas Gerais, com a presença do secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti. “Essa premiação é um esforço coletivo de todas as equipes de profissionais do Hospital Aroldo Tourinho, dentro da nossa política de buscar constantemente a excelência em nossos serviços, o que nos torna referência regional para a área cardiológica”, destacou a superintendente.
Presidente do Conselho Diretor da Fundação, o professor Paulo César Gonçalves de Almeida destacou que o prêmio é coletivo e representa a dedicação diária dos profissionais do Hospital Aroldo Tourinho, comprometidos com um dos principais propósitos da instituição, que é oferecer serviços de saúde de qualidade e humanizado, sempre centrado no cliente, com base nas evidências científicas mais atualizadas, tornando o hospital em referência regional. “O prêmio é o reconhecimento da excelência do hospital, mas, acima de tudo, da qualidade dos serviços prestados pelas nossas equipes de profissionais”, ressaltou o presidente.
ICC – A insuficiência cardíaca congestiva (ICC) é uma condição crônica em que o coração não consegue bombear sangue com a eficiência necessária para atender às demandas do corpo. Isso resulta no acúmulo de líquido nos pulmões, pernas, abdômen e outros tecidos, causando sintomas como falta de ar, inchaço, fadiga e ganho de peso. O tratamento inclui medicamentos, mudanças no estilo de vida e, em casos graves, dispositivos de assistência ou transplante cardíaco.

