HOSPITAL AROLDO TOURINHO

Quem somos

A Fundação Hospitalar de Montes Claros, mantenedora do Hospital Aroldo Tourinho, foi criada em 20 de outubro de 1987, e caracteriza-se como “uma entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos”. A Fundação tem por finalidade estatutária, prestar assistência integral à saúde de todos aqueles que procurarem seus serviços, sem distinção de qualquer espécie.

O Aroldo Tourinho, considerado como um Hospital de referência, atualmente atende a pacientes de mais de 100 municípios do Norte de Minas Gerais e do Sul da Bahia, abrangendo a uma população aproximada de 1.500.000 habitantes.

MISSÃO
  • Prestar assistência à saúde com qualidade e segurança.
VISÃO DE FUTURO
  • Ser uma organização sustentável, referência na atenção hospitalar do Norte de Minas, reconhecida pelo cuidado humano e pela qualidade assistencial.
NEGÓCIO
  • Atenção hospitalar.
VALORES
  • Pessoas - Cuidamos de pessoas e não doenças.
  • Aperfeiçoamento - Melhoramos processos e cuidados continuamente.
  • Diferença - Respeitamos às diferenças.
  • Equipe - Atuamos de forma coletiva e integrada.

História

A origem do Hospital Aroldo Tourinho (HAT) remonta à década de 1960, quando em 1º de dezembro de 1962, às 18 horas, foi criado o Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, de propriedade do Dr. Moacir Lopes.

A benção do prédio e respectivas instalações foi oficiada pelo Revmo. Monsenhor Gustavo Ferreira de Souza, vigário geral da Diosece de Montes Claros que, em seguida, proferiu palavras de estímulo e aplausos ao realizador da obra.

Posteriormente, em 1982, foi adquirido pelo município, tornando-se o Hospital Municipal de Montes Claros. Em 20 de outubro de 1987, o mesmo foi transformado na Fundação Hospitalar de Montes Claros, entidade filantrópica mantenedora do HAT.

A instituição contava, à época de sua fundação filantrópica, com aproximadamente 80 leitos, 180 empregados e 70 médicos prestando serviços de saúde para a comunidade.

O estatuto da Fundação a define como “uma entidade civil, de direito privado e de caráter filantrópico sem fins lucrativos” com a finalidade de prestar assistência integral à saúde de seus usuários, sem distinção de qualquer espécie.

Desde sua constituição filantrópica, o HAT passou de 1.600m² para cerca de 13.000m² de área construída. Hoje, a instituição conta com diversas unidades de serviços assistenciais, além de 173 leitos ativos, distribuídos em várias especialidades, o que o caracteriza como hospital geral.

Possui um quadro de cerca de 700 funcionários, entre médicos, enfermeiros, colaboradores da administração e diversos outros profissionais da área de saúde com nível superior e médio.

O HAT representa uma das maiores instituições hospitalares do norte de Minas, atendendo mais de 100 municípios, abrangendo uma população aproximada de 1,5 milhões de habitantes, atuando preponderantemente no segmento de saúde pública, com mais de 80% da sua atenção voltada para pacientes do SUS.

Conselho Diretor

Professor Paulo César Gonçalves de Almeida
Presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Professor Cláudio Medeiros Santos
Vice-Presidente da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Advogado Bernardo C. Brant Maia
Diretor Secretário da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Diretoria

Enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra
Superintendente da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira
Diretora de Qualidade e Inovação da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Enfermeira Liz Lorena Felix Cardoso Leite 
Diretora Assistencial da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Contadora Erika de Oliveira Lopes
Diretora Administrativa da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Keli Cristina Mendes Lommez
Diretora Financeiro da Fundação Hospitalar de Montes Claros

Médico Gustavo Oliveira de Albuquerque
Diretor Clínico do Hospital Aroldo Tourinho

Médico Renato Oliveira Feliciano 
Diretor Técnico do Hospital Aroldo Tourinho

Administrador Antonio Batista Medeiros  
Consultor de Obras e Infraestrutura do Hospital Aroldo Tourinho

Balanço

Anualmente, a Fundação Hospitalar de Montes Claros apresenta ao seu Conselho Curador, Conselho Fiscal, colaboradores, clientes e demais interessados seu Balanço Social e de Atividades. O balanço visa mostrar as atividades sociais e fiscais da Fundação no ano corrente.

Segue abaixo os últimos relatórios disponibilizados pela Instituição:

Relatório de Atividades / Balanço 2018

Relatório de Atividades / Balanço 2017

Relatório de Atividades / Balanço 2016

Relatório de Atividades / Balanço 2015

Relatório de Atividades / Balanço 2014

Nós iremos te ajudar a cuidar de sua saúde

Clique no botão abaixo e entre em contato conosco