No intuito de aprimorar a qualidade do atendimento e a inclusão de pessoas com deficiência visual, o Hospital Aroldo Tourinho, referência em atendimento humanizado, promoveu nesta quarta-feira, 19/07, palestra com o tema “Além da Barreira – Atendimento ao deficiente visual”.
A palestra, voltada para os profissionais da instituição, foi ministrada pelo educador físico, bacharel em direito e vivenciado em deficiência visual, André Felipe Veloso de Almeida, que abordou questões importantes sobre o assunto.
Com uma plateia atenta, o palestrante compartilhou suas vivências e desafios enfrentados ao longo de sua jornada pessoal após a cegueira. De forma cativante, destacou a importância do acolhimento e da empatia no tratamento de indivíduos com deficiência visual, ressaltando que esses aspectos são fundamentais para uma assistência à saúde eficiente e humanizada.
André Felipe sensibilizou os presentes ao reforçar que “a deficiência visual não deve ser encarada como uma barreira intransponível, mas sim como um desafio a ser superado, tanto pelos pacientes quanto pelos profissionais de saúde”.
Ele enfatizou a relevância de “tornar o ambiente hospitalar acessível e inclusivo, com recursos e ferramentas que facilitem a comunicação e a locomoção dos pacientes”, comentou André Felipe.
A coordenadora de custos do HAT, Gisele Cardoso dos Santos, disse que “a palestra foi enriquecedora e trouxe uma perspectiva singular sobre a importância de adaptar o atendimento às necessidades específicas dos pacientes com deficiência visual”.
“Acredito que esse conhecimento vai ser muito útil tanto para o nosso trabalho quanto para nossa rotina pessoal. Sem dúvidas foi um momento esclarecedor e de aprendizado, principalmente sobre como podemos nos comunicar melhor com as pessoas que possuem deficiência visual”, falou o técnico de enfermagem, Marcos Antônio Alves Júnior.
“Com o êxito dessa iniciativa, o Hospital Aroldo Tourinho demonstra seu compromisso com a evolução contínua e sua dedicação à busca de uma assistência a saúde mais inclusiva e atenta às necessidades de todos os pacientes, independentemente de suas condições físicas ou visuais”, comenta a diretora assistencial, enfermeira Soneide Dias Batista.
Para a superintendente em exercício, administradora Keli Cristina Mendes Lommez, “eventos como esse são essenciais para aprimorar a qualidade do serviço prestado pela instituição”.
“Acreditamos que a inclusão e a acessibilidade são pilares fundamentais em nossa abordagem hospitalar. A palestra do André Felipe foi uma oportunidade única para a nossa equipe aprender e refletir sobre como proporcionar um atendimento mais humanizado e efetivo aos nossos pacientes”, finaliza a superintendente.
Add a Comment